MASPI

Museu das Artes Sonoras e Plásticas de Itararé ou Museu de Artes na rua São Pedro

Itararé – SP

O MASPI – Museu das Artes Sonoras e Plásticas de Itararé, ou ainda, Museu de Artes da rua São Pedro de Itararé, é um projeto de Centro Cultural independente e autogestionado, destinado a realização de programação e formação cultural em artes plásticas, cinema, dança, literatura, música e teatro. O espaço físico pode ser descrito como uma grande praça, parcialmente coberta, com ambientes que se desenvolvem num meio nível semienterrado, semielevado e em um bloco flutuante. O espaço afetivo deverá ser visto como um lugar livre, onde é possível ser quem se quiser ser.

Meio milhão de pessoas que habitam a região Sudoeste Paulista e especialmente as 50 mil pessoas que vivem em Itararé carecem de espaços apropriados para viver plenamente a Cultura através de espetáculos, exposições e cursos. Sendo a cultura um direito garantido pela legislação nacional e internacional, este espaço apoiará e realizará diversas manifestações culturais, garantindo a comunidade local o acesso pleno aos benefícios nelas contidas.

Por meio de uma ocupação cultural e lúdica em um edifício de arquitetura moderna paulista, conhecida como “brutalista”, localizado no número 1010 da principal rua da cidade – a rua São Pedro. A edificação, antiga sede da Telesp, é hoje parcialmente ocupada pela atual proprietária Telefônica-Vivo e tem capacidade para: Teatro, Midiateca, Espaço Multiuso e duas salas de aula, além de espaços externos, cobertos e descobertos, para diversos usos.

Este espaço é idealizado, desenvolvido e conduzido por artistas, professores e amigos das artes. É independente do Poder Público, não está vinculado a nenhuma empresa e não tem finalidade lucrativa. Foi pensado com o intuito de ser administrado por Organizações da Sociedade Civil, seus associados, colaboradores e parceiros, tem como compromisso tornar a cultura cada vez mais acessível a comunidade local, principalmente a população em situação de maior vulnerabilidade social.

OBJETIVOS

1. Garantir o amplo acesso à cultura

2. Desenvolver habilidades artísticas, humanas e sensíveis

3. Incentivar, apoiar e divulgar talentos locais

4. Dialogar com produções artísticas relevantes

5. Proteger o patrimônio cultural

6. Fomentar a criatividade e a sociabilidade

FICHA TÉCNICA

MASPI – MUSEU DAS ARTES SONORAS E PLÁSTICAS. Itararé-SP.

Reforma e Adaptação: Alexandre Monteiro da Silva, Camila Ferndandes Holcsik e Carolina Arruda Botelho Klocker.

Programação: Chan Ferraz, Dynná Ferraz, Luísa Coquemala, Mauro Vieira Barros, Nádia Carvalho e Murilo Prado Cleto.

Apoio: Elisa Arruda Botelho, José Lannes de Melo, Edna Borel, Ivana Carvalho, Luciana Carneiro de Oliveira e Nathalia De Donno.

Novembro, 2022

JUNTE-SE A NÓS

Ideias nos aproximam e o trabalho nos une. Se você compartilha dos mesmos propósitos da Associação Cânions Paulistas e deseja saber como pode colaborar, ser associado, parceiro ou apoiador, entre em contato conosco pelo email info@canionspaulistas.org.br